Bateria automotiva
Conheça a bateria start stop para veículos e entenda essa tecnologia
A bateria start stop para veículos foi adotada por modelos de automóveis mais modernos. A tecnologia, responsável pelo desligamento do motor quando o carro para no semáforo ou no trânsito, trouxe consigo algumas necessidades. Entre elas, alternadores, baterias e motores de arranque especiais.
No entanto, a principal função da bateria é acionar o motor de arranque e dar a partida. Nos modelos com start/stop, por sua vez, sequências de pequenas descargas são demandadas constantemente e por isso, há necessidade de uma bateria especial.
Entretanto, você sabe como é a bateria desenvolvida para sistemas start stop e quais são as suas características? Leia o nosso post e fique por dentro do assunto!
O que são carros com tecnologia start stop?
Os automóveis que possuem a bateria start stop são os veículos de partida comum, porém com alguns diferenciais comparados ao veículos convencionais. Eles têm duas principais alterações: uma central eletrônica que gerencia todo o sistema que compreende quando o motor terá que ligar ou desligar e uma introdução de um motor mais forte na partida. Hoje em dia, esse sistema é o mais usado para diminuir a emissão de CO2 no ambiente e que possui um menor custo comparado aos veículos híbridos ou totalmente elétricos. Isso acontece pelo fato dele ter um custo menor no desenvolvimento, implantação e fabricação, além de gerar benefícios para os compradores.
A tecnologia start/stop é considerada o primeiro estágio de eletrificação veicular. Ela também ajuda o meio ambiente, pois promove uma sensível redução nas emissões de gases nocivos. Portanto, todas as vezes que o automóvel é desligado, o ciclo de geração de gases poluentes é interrompido, diminuindo, portanto, o volume emitido de CO2 e outras partículas.
Quais as características da bateria start stop?
A bateria para aplicação start stop é feita para suportar uma quantidade maior de partidas do motor do automóvel, existe dois tipos de baterias para essa aplicação, a EFB e AGM, as quais veremos mais à frente. Por causa disso, ela é mais cara e depende da especificação de cada veículo. Essas baterias têm um ciclo de vida 3x maior do que a convencional nos testes elétricos das maiores montadoras e o consumo para cada partida é pequeno se comparado com o de um motor normal, por causa da gestão feita pela unidade de controle do motor (ECU).
O sistema, por sua vez, sabe a posição exata dos pistões e realiza ajustes para uma partida rápida. E quanto mais rápida for a partida, menos energia elétrica será gasta.
O que são baterias AGM?
Com isso, a bateria não derrama líquido, não degrada, como ocorre na bateria inundada, e não sulfata. Isso acontece porque o separador AGM mantém o eletrólito em suspensão, mantendo-o em contato constante com o material ativo das placas, o que também resulta numa maior eficiência quando ambas descarregam e recarregam proporcionando mais durabilidade que as baterias convencionais e desempenho elétrico para o automóvel. Algumas montadoras preferem essa tecnologia em seus projetos.
O que são baterias EFB?
Já as baterias do modelo EFB (Enhanced Flooded Battery) – que em português significa “baterias convencionais melhoradas” – são as mais indicadas para os veículos com sistema simples de start-stop. A EFB é a evolução das baterias SLI (convencionais) e por isso, ela é utilizada em automóveis que precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do trajeto. Algumas montadoras têm aderido essa tecnologia em seus projetos por ter um menor custo e resultados elétricos semelhantes a bateria AGM. Sempre consultar o manual veículo para correta aplicação.
Como você pode ver, a bateria para aplicações em veículos com start stop precisa ser AGM ou EFB para oferecer uma boa performance aos automóveis start stop. No entanto, para garantir que você adquira o melhor produto, a Moura oferece as melhores baterias para cada tipo de veículo.